quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Apresentação

Nos chamamos Natália Pereira, Jorge Maycon e Marco Antonio e somos alunos da Escola Inácio Montanha de Porto Alegre, e estamos cursando a 1° série do Ensino Médio no turno da tarde.
Com esse BLOG estamos realizando um trabalho da disciplina de biologia sobre Células Procarióticas e Eucarióticas.
Com o decorrer deste saberemos mais sobre elas.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma. Os seres vivos que são constituídos por estas células são denominados procariotas, compreendendo principalmente as bactérias, e algumas algas (cianofíceas e algas azuis) que também são consideradas bactérias.
Por sua simplicidade estrutural e rapidez na multiplicação, a célula Escherichia coli é a célula procarionte mais bem estudada. Ela tem forma de bastão, possuindo uma membrana plasmática semelhante à de células eucariontes. Por fora dessa membrana existe uma parede rígida, com 20nm de espessura, constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas. Esta parede tem como função proteger a bactéria das ações mecânicas.

















Esquema de uma célula procarionte com suas principais estruturas


Foto da bactéria Escherichia Coli

No citoplasma da E.coli existem ribossomos ligados a moléculas de RNAm, constituindo polirribossomos.
O nucleóide é uma estrutura que possui dois ou mais cromossomos idênticos circulares, presos a diferentes pontos da membrana plasmática.
As células procariontes não se dividem por mitose e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular.
Em alguns casos, a membrana plasmática se invagina e se enrola formando estruturas denominadas mesossomos.

Diferente das células eucariontes, os procariontes não possuem um citoesqueleto (responsável pelo movimento e forma das células). A forma simples das células procariontes, que em geral é esférica ou em bastonete , é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular.




Célula procarionte esférica

célula procarionte em forma de bastonete

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

CÉLULAS EUCARIOTAS OU EUCARIONTES

Essas células possuem núcleo individualizado, delimitado por uma membrana nuclear (carioteca), além de organelas membranosas cada uma com uma função específica dentro da célula; os Eucariontes compreendem todos os seres vivos, com exceção das bactérias e das Cianobactérias, além dos vírus ( que não possuem organização celular).

Existem dois tipos de células eucariontes

*Célula eucariota animal.
*Célula eucariota vegetal.

Célula eucariota vegetal
A principal diferença entre elas é que a eucariota vegetal possui além da membrana plasmática outro envoltório celular a Parede Celular (responsável pela sustentação e proteção dessas células) apresentam também Vacuólo de suco celular e plastos.



Célula eucariota animal